domingo, 20 de março de 2011

Encomendar as almas

Boas Chaveirenses

Pois é na Chaveira a tradição continua, todas as noites durante os 40 dias da quaresma, a Ti Isilda e a Ti Graciosa encomendam as almas... algo que põe qualquer um arrepiado devido ao belo sentimento de tradição. Penso que se deverá fazer um esforço para não se perder esta tradição, ver se consigo arranjar as rezas cantadas para colocar no Blog, para isso peço a vossa ajuda! Desde já os Parabéns a quem se esforça por continuar com a tradição!!!

Aqui fica um cheirinho em video, aumentem o som pois não se ouve muito bem graças em parte ao Eros (cão) que não se cala!

Editei o video e aumentei o volume já se ouve melhor!



Unidos vamos mais longe!

3 comentários:

  1. É pena o video não ter mais uns minutos,mas é muito boa a ideia de manter a tradição,este ritual era realizado desde que me lembro todas as quaresmas, mas, se bem me lembro, era cantado na Chaveirinha no OUteiro e na Maljoga, e creio que no Monte,na Maljoga uma das cantoras era a minha tia Sezaltina e creio que a minha prima Céu,na hora do canto era um momento de meditação e de reza em memória dos famíliares e amigos falecidos.Parabéns às cantoras,Isilda e Graciosa, e pró ano continuem,por favor não deixem morrer a tradição

    ResponderEliminar
  2. mas que e isto................um castigo de DEUS ONDE SOMENTE SE VE UMA LUZ AMARELA, VERDE E VERMELHA, COMO SE VE EM TODAS AS GRANDES CIDADES????????????????

    ResponderEliminar
  3. muito bom. deviam também trazer de volta a tradição de repartir uma sardinha por 5. ou então doar o dinheiro todo e voltar as trocas como antigamente e renunciar à economia. outra grande tradição, cortar a electricidade. retirar o alcatrão nas ruas e voltar a meter mato. arrumar de vez com os carros e voltar as antigas carroças, talvez arranjar um burro electrico, mas se calhar ja compromete um pouco a tradição. e porque não? é muito boa a tradição, pena já não ser o que era!

    ResponderEliminar