domingo, 7 de novembro de 2010

Casas Antigas

Pois é isto sim é uma recordação:

http://www.chaveira.com/id6.html?ref=nf

Chamo apenas a atenção pois como se costuma dizer é uma faca de dois legumes :), eu acho uma enorme perda para todos que se deixem ao abandono tais casas, mas como é óbvio não serão as outras pessoas a arranjar o património dos outros, obviamente que dou os parabéns a todos os que zelam e investem uns bons euros para não deixar cair sejam casas velhas ou palheiros, ainda a semana passada, aquando estava parado a olhar para uma zona antiga de Loures, comentei com um colega que as casas antigas de Lisboa são feias (cinzentas, umas com marquises outras sem marquises) na nossa terra uma casa antiga é quase um monumento. Bem continuando um raciocínio o outro lado é quando não se cuidam das casas antigas estas tornam-se um REAL perigo para todos de desabamento como já existem algumas na Chaveira e Chaveirinha, penso que talvez nestes casos o município deveria ter em atenção estas situações pois mais vale prevenir que remediar, vem ai a altura do gelo e chuvas algo que estruturalmente para uma parede de pedra que esteja em contacto directo com água seja um desastre.
Bem assim sendo também só de notar que já se deram o inicio dos trabalhos de substituição do mamarracho (paragem do autocarro), esperando que esta seja colocada noutro sitio mais agradável para todos, assim como a recuperação da zona da cabana do Joaquim Jerónimo... uma dica que tal substituir aquele colector de betão ao alto (que chamam chafariz) por um metálico a imitar o antigo?

Um abraço

Unidos vamos mais longe!!!!

3 comentários:

  1. A câmara devia forçar os proprietários a reparar as casas velhas, que estão a cair, segundo a norma.

    Se o proprietário não repara?

    A câmara deve reparar e mandar a factura dos custos ao proprietário...não quer pagar, a câmara apanha a casa e mete a venda.

    Isto seja em qualquer Aldeia do concelho, mesmo na linda Vila de Mação.

    ISTO JÁ SE FAZ, EM TODA A PARTE DO MUNDO CIVILIZADO A ANOS.

    Agora que culpa tem uma pessoa que recuperou a sua casa antiga e tem um vizinho ao lado, com toda a sua casa a cair .
    Faz perder o valor a casa dele e torna a aldeias cada vez mais feia.

    A falar de chafarizes também não devia custar assim tão carro, reproduzir aqueles que a câmara destruiu?

    ResponderEliminar
  2. Se a câmara destruiu o antigo chafariz da Chaveira, e o da Chaveiriha,cabe-lhe a ela moralmente reconstruír o património que era do tempo dos nossos avós.

    ResponderEliminar
  3. O da Chaveirinha ainda está lá, mas meio destruido.Penso que o povo da Chaveira, tem a sua cota parte de culpa ao deixar destruir o chafariz, não houve oposição para que tal acontecesse.

    ResponderEliminar