quinta-feira, 14 de março de 2013

Rescaldo do Dia da Mulher!!

Boa noite, Estimados Chaveirenses:

No passado dia 08 de Março, algumas das mulheres da Chaveira e arredores, reuniram-se para festejar o Dia Internacional do Dia da Mulher.

E perguntam vocês porque é que não há Dia do Homem? Pois bem, a história remonta ao dia 08 de Março do ano de 1857, neste dia as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.


Com a comemoração todos os anos deste dia, pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. Não fosse a mulher o único ser capaz de gerar e dar à luz uma vida! 

Bem e agora conhecendo a história, já posso voltar ao ano 2013 e à celebração que fizemos. Ao todo eramos 13 mulheres (belo número), onde estavam presentes todas as gerações...divertidas, animadas, bem dispostas...o jantar decorreu no Restaurante O Delfim, na Sertã e o serão foi bastante agradável! 

Fica a reportagem fotográfica e fica também a promessa que para o ano cá estaremos todas para festejar! 


A Fátima do Carrascal com a Sobrinha Vanessa

Isilda, Lúcia e Graciosa da Chaveira 
Andreia e Filipa (filha e sobrinha da Fátima do Carrascal) 
A Albertina e a filha Vera, com a Lurdes da Chaveira 
A foto de Grupo!  
As primas Ana Maria, Sandra e Patrícia


Aguardem por mais novidades!

Unidos vamos mais longe.

Patrícia M.

1 comentário: